Civic Engagement Platform

An official website of the OECD.
Created by the Public Governance Directorate This website was created by the OECD Observatory of Public Sector Innovation (OPSI) and Observatory of Civic Space, both within the Public Governance Directorate (GOV).
How to validate authenticity Validation that this is an official OECD website can be found on the Civic Space page of the corporate OECD website.

How can Portugal strengthen the enabling environment for civil society? / Como pode Portugal desenvolver e reforçar um ambiente propício para a participação da sociedade civil?

Open answers (6)


You must sign in or sign up to leave a comment.
  • Rosa MD

    Promovendo projetos inclusivos que apelem à participação de todos e que tenham impacto direto na vida das pessoas.

    No votes  |  I agree 0 I disagree 0
    No responses
    • Dora Silva

      Designing and delivering a clear communication about the functioning of the Government bodies, EU institutions and its roles; more interoperable digital public services.

      No votes  |  I agree 0 I disagree 0
      No responses
      • Ana Sofia de Sá Gil Rodrigues

        Valorizar os cidadãos participativos, criando mecanismos de reconhecimento para esses cidadãos que dão mais ideais, mais sugestões, que participam ativamente nos fóruns...criar concursos de Ideias para os serviços propostas pelos cidadãos e valorizar as ideias mais valiosas e permitirvparticipacao no pricesso de implementação. A firma de reconhecer os cidadãos participativos pode ser muito diversa, incluindo benefícios no uso de serviços públicos culturais, desportivos pata si e ate para família pata deixar legado participativo para filhos

        No votes  |  I agree 0 I disagree 0
        No responses
        • Luis Vidigal

          Criar uma nova rede social de apoio à democracia participativa, capaz de juntar no mesmo espaço público a sociedade civil, os partidos políticos e o governo, estimulando o contraditório no diálogo entre pessoas e instituições que representam “tribos” com perspetivas e objetivos diferentes, em vez de se fecharem em “bolhas” de radicalismo e de ódio, fomentando a publicação de conteúdos baseados em evidências e factos reais, com autores autenticados, onde todas as publicações são alvo de escrutínio público por parte de todos os intervenientes e com alguns automatismos de alerta; Visa contribuir para a auscultação da sociedade civil sobre problemas que requerem solução e expectativas capazes de induzir novas políticas públicas, em tempo oportuno; Será uma ferramenta eleitoral onde se encontram todas as promessas e realizações de partidos políticos do governo e da oposição, sujeitas a escrutínio e contraditório permanente; Será um sistema adaptável a qualquer país democrático do mundo.

          No votes  |  I agree 0 I disagree 0
          No responses
          • Susana Pereira

            Medida: Fortalecer a cooperação institucional e governamental entre instituições públicas e organizações da sociedade civil nos processos de tomada de decisão, através criação de conselhos consultivos compostos por organizações da sociedade civil, ONG e e/ou grupos cívicos

            Uma sociedade civil forte é um alicerce fundamental na construção de sociedades mais resilientes, inclusivas e democráticas. Sendo que as organizações não governamentais e da sociedade civil desempenham um papel vital na promoção dos valores democráticos e dos direitos humanos, bem como na promoção da participação cívica e de uma cidadania mais consciente e ativa

             
            Para responder aos problemas globais que as sociedade democráticas enfrentam é necessário promover a participação e o envolvimento da sociedade civil. E demonstrar a capacidade destas organizações em abordar temas complexos e de construir reformas e soluções capazes de responder aos grandes desafios que se colocam.

            • Susana Pereira

              Por isso, é necessário um maior envolvimento e cooperação institucional entre as instituições públicas e organismo governamentais e organizações da sociedade civil, uma vez que estas dão voz a pessoas, comunidade ou grupos desfavorecidos que, de outra foram, não seriam ouvidas/os nos processo de tomada de decisão ou de participação democrática.

              Uma verdadeira articulação entre as instituições públicas e organizações da sociedade civil é, portanto, vital para enfrentar os grandes desafios deste século e preservar um sistema democrático mais abrangente, transversal e integrante na definição de políticas públicas e nos processos de decisão política e governamental.

              No votes  |  I agree 0 I disagree 0
              No responses